quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bolo de Café Irlandês

     Tempo atrás compartilhei uma receita de bolo de café com algumas amigas. Aos poucos, ele foi se espalhando entre amigas das amigas, amigas das amigas das amigas e assim em diante. 
     Resolvi compartilhar com vocês aqui também e dou total liberdade para cobrirem com o que quiser é praticamente impossível ele não combinar com alguma coisa que você taque ali. Vou indicar uma ganache de uísque porque, bem, eu gosto de uma birita, e porque vai muito bem com o bolo.
      Eu usei uma forma de 20cm de diâmetro, mas como não era alta o suficiente a massa vazou um pouco para os lados. Lembre-se sempre de checar se há espaço suficiente na forma que vai utilizar antes de colocar para assar. Caso não tenha, é só dividir a massa em formas diferentes.
     Espero que gostem!

Bolo de Café Irlandês


Bolo:
- 120g de manteiga sem sal
- 100ml de água
- 150g de iogurte natural sem açúcar
- 12g de cacau em pó
- 2 ovos
- 1 colher de chá de licor de café ou café fresco
- 280g de açúcar refinado
- 240g de farinha de trigo
- 20g de café solúvel
- Pitada de sal
- 10g de fermento químico

Ganache:
- 100g de chocolate de origem 70% (ou um meio amargo)
- 100g de creme de leite fresco
- ¼ de xícara de uísque

Modo de preparo:
- Pré-aquecer o forno em 180-200Cº.

- Deixe os ingredientes à temperatura ambiente e separe-os: farinha, cacau, açúcar, sal peneirados em uma tigela e o cacau peneirado e iogurte misturados em outra.

- Derreta a manteiga junto da água em fogo baixo, com cuidado para não ferver. Bata a mistura de iogurte e cacau com os ovos, acrescente o licor de café ou café fresco e depois incorpore a manteiga derretida com água.

- Incorpore a mistura de ingredientes secos aos poucos na mistura anterior. Depois incorpore o fermento químico.

- Despeje a massa na forma untada com manteiga e leve para assar por aproximadamente 40 minutos, podendo necessário mais tempo. Para ter certeza é só testar a firmeza do bolo com o dedo ou enfiado um palito no seu meio (ele deve sair sem massa do bolo grudada).

- Enquanto o bolo assa, derreta o chocolate e misture com o creme de leite fresco. O creme de leite fresco NÃO PODE ESTAR FRIO, é até melhor que o aqueça pouco, bem pouco, no micro-ondas também. Quando chocolate e creme formarem uma mistura bem uniforme, acrescente o uísque e mistura até que homogeinize de novo.

- Retirado o bolo do forno, deixe esfriar, desenforme, cubra com a ganache e está pronto!


_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário